O Projeto

O que está acontecendo com a água deste córrego que corta nosso bairro? E com este que passa perto da nossa escola?

Durante quase toda sua história, a humanidade progrediu sem preocupar-se com o caráter finito dos recursos naturais. Matas foram derrubadas, animais extintos, águas foram poluídas. Estas, entre tantas, foram as consequências do uso indiscriminado dos bens que a natureza nos oferece. E a água sempre esteve muito próxima a todo este processo de evolução, estando presente e sendo condição vital para o surgimento e crescimento das civilizações e ocupações humanas, sendo utilizada sem o comprometimento de conservar as suas fontes.

Muitas vezes, nos deparamos com mudanças repentinas na paisagem do nosso bairro, da nossa cidade, e não conseguimos dimensionar o quanto estas mudanças poderão acarretar impactos para os recursos naturais ali existentes.

Mas, as águas dos nossos rios podem refletir estes impactos, e permitem que os problemas sejam identificados e alertam sobre a importância de serem adotadas as medidas necessárias para reverter estas situações que resultam na degradação do meio ambiente.

E é este o objetivo do projeto “Monitoramento participativo da qualidade da água na Sub-Bacia do Alto Sorocaba”, desenvolvido pela ONG SOS Itupararanga, em parceria com a UFSCar/Sorocaba: fornecer uma ferramenta às comunidades locais para a percepção do ambiente pelos atores locais e a avaliação dos fatores que interferem na qualidade dos recursos hídricos da bacia. Utilizando como instrumento o monitoramento da qualidade da água dos principais córregos e rios que abastecem a Represa Itupararanga, será promovida a mobilização, a sensibilização e o engajamento das comunidades para gestão participativa e integrada da bacia hidrográfica da represa.