APA – Área de Proteção Ambiental

O QUE É UMA APA – ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL?

De acordo com o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, instituído pela Lei Federal 9945/00, as APAs são uma categoria de Unidade de Conservação de uso sustentável, ou seja, permitem diversos tipos de usos e formas de ocupação no território a ser protegido.

Na APA de Itupararanga, podemos observar a existência de núcleos urbanos e rurais, loteamentos, chácaras, atividades como agricultura, indústria e comércio, além de muitas áreas de matas conservadas, que abrigam as nascentes de importantes rios.

O grande desafio é associar a conservação da natureza com o desenvolvimento sustentável deste território!

 A APA DE ITUPARARANGA

A Represa Itupararanga foi construída em 1912, para a geração de energia elétrica. No entanto, este reservatório é importante para outros usos, como o abastecimento público, a irrigação e o lazer. Os Municípios de Sorocaba, Votorantim e Mairinque são os principais usuários da Represa, que atende a uma população de, aproximadamente, 800 mil pessoas.

A APA – Área de Proteção Ambiental de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual 10.100 em 1998, e abrange 8 municípios: Ibiúna, Piedade, Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista e Cotia. Todos estes municípios estão na mesma bacia hidrográfica, ou seja, seus rios e córregos abastecem a Represa Itupararanga. É importante destacar que os limites da APA Itupararanga coincidem com o perímetro da Sub-Bacia do Alto Sorocaba.

O objetivo da APA de Itupararanga é promover a conservação dos recursos hídricos, em especial, da Represa Itupararanga, e dos fragmentos florestais.

A APA de Itupararanga apresenta uma importância ambiental relevante, pois há a presença em seu território de grandes áreas de fragmentos florestais ainda conservados, onde estão localizadas as nascentes e os corpos hídricos que abastecem a represa.